quarta-feira, 16 de abril de 2008

Regras… Por que tê-las? Por que lê-las ? Por que seguí-las?

Quem me conhece de perto sabe que eu não trabalho (leia-se: escrevo) sem ter ao meu lado o apoio do Manual de Redação e Estilo do Estado de S.Paulo, assinado pelo recém-falecido Eduardo Martins.
Alguns amigos até me dizem que esse Manual é a minha Bíblia. Eu não gosto de regras, mas também não sou contra elas. Afinal, não conseguiríamos vivem em sociedade se não houvesse o mínimo senso comum.
Mas confesso que essa história de “por que isso?”... “por que aquilo?”... às vezes me cansa. O motivo é simples, quanto mais profundamente eu penso no por quê das coisas mas eu vejo que há uma grande perda de tempo em se debruçar sobre questões efêmeras que, no fundo, no fundo, não fazem a menor diferença para o ser. Isso mesmo, o ser. Porque o ser em si é eterno, mas a humanidade é efêmera.
Enfim, nas outras vezes em que paro e penso nesses mesmos porquês percebo que a grande maioria das coisas é como é porque tem de ser assim e ponto. Mania da gente de complicar o que é simples.

2 comentários:

Bruno Cobbi disse...

"...a vida, Senhor Visconde, é um pisca - pisca.
A gente nasce, isto é, começa a piscar.
Quem pára de piscar, chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos - viver é isso.
É um dorme-e-acorda, dorme-e-acorda, até que dorme e não acorda mais.
A vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso.Um rosário de piscadas.
Cada pisco é um dia.
pisca e mama;
pisca e anda;
pisca e brinca;
pisca e estuda;
pisca e ama;
pisca e cria filhos;
pisca e geme os reumatismos;
por fim, pisca pela última vez e morre.
- E depois que morre - perguntou o Visconde.
- Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?"

Memórias de Emília, 1936, Monteiro Lobato

Já tudo tão curto... Mal dá tempo de descomplicar! =]

Estou contigo e não abro.

Sady Folch disse...

Quantos anos têm a menina que escreveu isso ? Sim, pois, só nas crianças consigo ouvir coisas como essas e que têm algum sentido.
E isso tem todo o sentido.
Parabéns pela forma de ver a vida.
Como sempre, para mim, vivendo e aprendendo.
Obrigado por suas lições.
Sady